segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Reflexões de Austri Junior

“Tudo o que escrevo faço a partir de um pragmatismo, fruto da minha práxis acadêmica e intelectual, cuja essência, culmina na vivência social e observância atenta, não somente das partes, mas do todo (e de tudo).” 

Austri Junior


"Uma sociedade que busca a educação e o conhecimento, é uma sociedade transformada e transformadora, capaz de transformar tudo e todos à sua volta." 


Austri Junior



"A cultura que permeia a vida de cada pessoa, revela a identidade da comunidade em que cada uma dessas pessoas estão inseridas. Quanto mais cultura encontrarmos em uma comunidade, melhor será o nível de toda a sociedade. Entretanto, só buscam a cultura, os que encontraram a educação."  Austri Junior


"Uma sociedade transformada briga por justiça social, ética, transparência e cidadania. Essas ferramentas ajudam a equilibrar as relações, melhoram a convivência e nos aproximam da igualdade." Austri Junior

" Nem sempre os nossos olhos e os nossos ouvidos conseguem ver e escutar a verdade. Quando isso acontece a realidade é mascarada: A verdade passa a ser a mentira, e a mentira se torna a verdade...
Goebels, Ministro da Propaganda Nazista, dizia com orgulho:
"UMA MENTIRA REPETIDA VÁRIAS VEZES SE TORNA VERDADE".
E foi assim que Hitler contaminou toda a nação alemã, e disseminou o ódio contra os Judeus, quase exterminando uma raça inteira.
Para os perversos, exterminar alguém é muito fácil, tudo o que eles precisam é de pessoas com fé para creditar no que dizem." (Austri Junior)


"A Teologia não é religião. A Teologia é uma Ciência Humana/Social. Uma ferramenta analítica que estuda o fenômeno religioso e nos ajuda a entendê-lo." (Austri Junior)

" A  ciência é movida pela curiosidade, sustentada pela pesquisa e pela investigação. Sem a ciência, ainda estaríamos na idade das trevas. Muitos religiosos ainda estão!" (Austri Junior)

“A Educação é um caminho para a felicidade” (Austri Junior)

“Investir na educação é resgatar vidas. A começar pela minha!” (Austri Junior)

“A mediocridade se combate com o conhecimento.” (Austri Junior)

“Uma grande nação se constrói com distribuição justa da renda, educação e políticas públicas de qualidade. Educação Social e Inclusiva são ótimos caminhos.” (Austri Junior)

“Educação: Invista também nos melhores e ensine-os sobre como promover a Justiça Social, e verás quão frutuoso será o resultado.” (Austri Junior)

“É preciso ver a Educação com um novo olhar. Ressignificar os velhos conceitos, e construir novos paradigmas é mister e urgente, uma vez que na Educação o foco principal são as gentes.” (Austri Junior)

“Não são poucas as vezes que a escola erra, e erra muito. Escutar e ver não são suficientes. É preciso ouvir e enxergar”. 

(Austri Junior)

“A Educação é sempre o início de um projeto majestoso para as grandes realizações pessoais” (Austri Junior)

“Viver é construir relações. Educar é edificar seres humanos. O Educador deve ser um empreiteiro que constrói pontes e estradas para a vida” (Austri Junior)

“Educar é servir! Educando, contribuímos com o crescimento do outro e adquirimos conhecimento, servindo alcançamos a Graça. Portanto, ‘crescei na Graça e no conhecimento. ’” (Austri Junior)

A DIFERENÇA ENTRE O PROFESSOR E O EDUCADOR:
“O professor ensina conteúdos (e nada mais)! O Educador fala sobre a vida ensina valores, ajuda a construir o pensamento crítico, ajuda a ‘limpar as feridas’… O Educador não tem medo dos alunos, se envolve e envolve. O Educador conquista: Respeito e amizade sinceros, e devolve na mesma medida, enquanto o professor se preocupa com o livro de ponto, com o contracheque, com os bônus, com as greves… O Educador se preocupa com as gentes. Enquanto o professor só ver ‘marginal’ e ‘aprendizes’ de bandidos, o Educador ver o ser humano. Não estou delirando! Isso não é utopia e nem fantasia… Precisamos refletir e escolher quem queremos ser: Professor ou Educador. Todo Educador é um Professor em potencial, mas nem todo professor é um Educador.” (Austri Junior)










“O amor é maior força de um ser humano. Força é poder.” (Austri Junior)

“Não falo muito sobre a fé. A Fé é pessoal e subjetiva.” (Austri Junior)

“As pessoas que não possuem vida íntima com Deus desconhecem o seu poder, e têm medo e vergonha de falar do seu passado obscuro. As pessoas transformadas pelo poder do Senhor falam abertamente do seu passado e dão testemunho do poder de Deus. Dizer: Eu já fui um usuário de drogas, ou: Eu já fui uma prostituta’, simplesmente por dizer, é diferente de dizer: ‘Já fiz isso ou aquilo, mas o Senhor transformou o meu ser’. Pense nisso!”
(Austri Junior)

“As realizações pessoais também fazem parte de um longo caminho para o sucesso e para a felicidade” (Austri Junior)

“Algumas vezes nos distanciamos tanto, por tanto tempo das nossas famílias e dos nossos amigos, que quando nos reencontramos não os reconhecemos mais, e nem eles a nós. Dentre nós, alguns melhoram, outros pioram (ou simplesmente revelam aquilo que estava oculto), e nos surpreendemos com atitudes que não esperávamos. Isso não quer dizer que não os amamos mais, mas o que nos entristece mesmo é quando percebemos que aquelas pessoas que amamos são incapazes de compreender e enxergar questões óbvias. Estão cegas!” (Austri Junior)

“A pobreza, seja ela do tipo que for, deve ser combatida com toda a sua riqueza.” (Austri Junior)
“O rancor, esse devemos combater com a bondade, a misericórdia e a nobreza. O rancor é o fruto da pequenez humana! Bondade, misericórdia e nobreza, são atos de grandeza.” (Austri Junior)
“A pobreza é o fruto da injustiça social ou da preguiça pessoal. A mediocridade é a ‘salada mixta’ da pobreza, da preguiça e do desinteresse pessoal. A pobreza não serve como desculpa para o fracasso.” (Austri Junior)

“Não se preocupe com as atitudes ‘pequenas’ e muito menos com os seus autores. Com certeza eles passarão (ou ficarão), enquanto você cresce .” (Austri Junior)
“As mentes geniais e as mentes intelectuais sempre serão incompreendidas… Pelas mentes medianas e inferiores.” (Austri Junior)

“Uma ótima forma de conhecer a capacidade de socialização, humanização e aprendizagem de um indivíduo, é mensurando a sua capacidade de amar incondicionalmente e doar o perdão. Quanto maior for a sua generosidade, maior será a sua superioridade. O ser humano de dura servis, de coração duro e mente rancorosa, torna-se uma pessoa difícil de relacionar, extremamente antisocial, e impermeável ao conhecimento. Fecha-se em sua raiva, e torna-se incapaz de interpretar com clareza. O ódio, cega a visão, entenebrece o pensamento e encerra a mente do indivíduo, que não aceita mais nada além daquilo que conhece ou entendeu, fazendo-o rejeitar o produto do interlocutor contra o qual ele se rebelou e excluiu.” (Austri Junior)

“As mentes inferiores gostam de se enganar com textos ‘sagrados’. As mentes comuns se deixam enganar pelos textos ‘sagrados’. As mentes superiores questionam todo e qualquer texto”. (Austri Junior)

“Precisamos enxergar mesmo não tendo olhos, ouvir mesmo não tendo ouvidos. Em muitos e delicados momentos, precisamos nos calar mesmo possuindo uma LÍNGUA. Jamais devemos reproduzir o mau e o mal que vemos, ouvimos, sentimos e ou possuímos. A nossa missão deve ser sempre: TRAZER palavras amigas e LEVAR a Paz, a esperança, e o conforto a todas as pessoas. Se agirmos assim, ao fim de cada dia teremos plantado uma ótima semente em nossos corações, mas principalmente nos corações dos outros, evitando as mágoas, os aborrecimentos, os ressentimentos… ‘O caminho se faz caminhando’. Durante o percurso fazemos muitas e variadas escolhas, isso faz parte do nosso aprendizado e do nosso crescimento, pois o homem não é um ser pronto, concluído e fechado em si mesmo. E mesmo que não perceba, a sua vida está sempre se transformando. O ser humano possui a beleza e a riqueza de se auto construir e de Ressignificar a sua própria existência! O Amor e a alteridade devem ser as nossas bússolas. O primeiro nos leva à aceitação do outro como ele é. O segundo nos faz entender o quanto doem as atitudes negativas de outrem. Portanto, antes de uma atitude negativa façamos uma Reflexão, e nos coloquemos no lugar do outro. Com atitudes positivas certamente as nossas vidas serão bem melhores.” (Austri Junior)

“Quem tem sede cava o poço. Não espera pela chuva!” (Austri Junior)

“A verdade é que não fazemos a mínima ideia de quanto as nossas vidas impactam as vidas de outras pessoas.” (Austri Junior)

“Toda relação deve estar fundamentada no respeito. Cuidar uns dos outros ajuda a construir relações sadias e duradouras!” (Austri Junior)

“No ambiente de trabalho, devo enxergar sem olhos, escutar sem ouvidos, e não reproduzir o mau e o mal que vejo e ouço. A minha missão deve ser sempre, TRAZER palavras amigas, e LEVAR esperança a todos!” (Austri Junior)