quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Dia dos Professores!


É certo que a educação no Brasil avançou muito, a despeito das falhas que ainda temos. Estamos comemorando algumas vitórias, inclusive em âmbito internacional. Entretanto se estamos vivenciando tanta miséria e violência, na sociedade brasileira, não é somente por causa da corrupção na política, mas principalmente pela falta (de tudo) na educação. Isso por sua vez, torna-se um círculo redundante, pois por causa da corrupção (e não somente na política, mas na própria educação, pois sabemos que existem gestores escolares que estão desviando as verbas. Isso tanto nos níveis de secretarias da educação, quanto nos níveis de diretores escolares), é que o dinheiro não chega onde deveria.

Por causa dessas, e outras causas, professores recebem muito mal pelo seu trabalho, e muitos realmente não têm o quê, nem por que comemorar esse dia (assim como não temos muito que comemorar no Dia das Crianças e no Dia dos Estudantes). O professor do ensino fundamental no Brasil é um dos mais mal pagos do mundo. Um dado vergonhosamente vergonhoso!

Professores ainda são meus heróis - e tenho orgulho de ser professor. Não esqueço os professores comprometidos com a educação, e com os seres humanos que já passaram pela minha vida, desde o primeiro ano do ensino fundamental até a pós-graduação. E é com esse amor e carinho que uso esse espaço para homenageá-los e agradecer-lhes pelo tanto que significaram e continuam significando em minha vida: 
PARABÉNS PROFESSOR (A), E MUITO OBRIGADO! SEM VOCÊ EU NÃO SERIA METADE DESSE SER QUE SOU HOJE.